COMO ACABAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO DE UMA VEZ POR TODAS?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Há quem diga que não há como acabar com a desmotivação no trabalho, já que é algo passageiro, que depende de “diversos fatores externos”.

Contudo, podemos afirmar que isso não é verdade. A motivação e a desmotivação não são coisas passageiras, muito menos causadas por fatores externos!

Há, é claro, aqueles momentos em que nos sentimos felizes ou tristes por conta de assuntos pessoais e esses estados emocionais interferem no desempenho do trabalho. Nesse caso, estamos falando de estados de espírito temporários, que nada têm em comum com a motivação e a desmotivação no trabalho.

E, antes de descobrirmos como acabar com a desmotivação no trabalho e manter um ambiente positivo e propício a motivar os colaboradores, precisamos descobrir o que são os seguintes termos:

  • Fatores Desmotivacionais;
  • Fatores Motivacionais;
  • Higiene no trabalho.

OS FATORES DESMOTIVACIONAIS

Esses são os grandes causadores da desmotivação. Os fatores desmotivacionais podem estar presentes em qualquer ambiente, relação ou produto.

Com isso, podemos compreender que absolutamente qualquer coisa pode apresentar fatores desmotivacionais, que nada mais são que elementos desagradáveis, responsáveis por prejudicar a apreciação de algo ou trazer um estado de espírito negativo para alguém.

Exemplos de fatores desmotivacionais na vida pessoal:

  • Dificuldades financeiras;
  • Problemas no relacionamento;
  • Falta de perspectiva.

E no trabalho:

  • Metas inalcançáveis;
  • Desrespeito;
  • Falta de valorização;
  • Salário abaixo da média;
  • Má gestão;
  • Impossibilidade de comunicação com colegas durante o expediente.

E há muitos mais! Os fatores desmotivacionais representam um grande risco para os resultados da empresa, já que prejudicam a produtividade e a retenção de colaboradores dentro do negócio.

Enquanto os fatores desmotivacionais existirem, é simplesmente impossível acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas.

OS FATORES MOTIVACIONAIS

São elementos que causam felicidade e trazem um bom estado de espírito para os colaboradores.

Não é incomum que esses elementos sejam aplicados para remediar a desmotivação. Normalmente, quando isso acontece, o processo de motivar os funcionários não traz resultados a longo prazo, tendo um efeito limitado a períodos de tempo menores.

Alguns fatores motivacionais podem incluir:

  • Bonificações;
  • Viagens;
  • Férias.

Agora, vamos entender o porquê de esses fatores motivacionais não serem efetivos!

COMO ACABAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Quando buscamos entender como acabar com a desmotivação no trabalho, acabamos esbarrando na ideia de que a melhor forma de mudar a situação é motivar os colaboradores.

Isso acontece porque a gestão da empresa não costuma explorar os fatores desmotivacionais a fundo, ou sequer compreender a sua existência. O resultado é um velho conhecido: a tentativa frustrada de motivar a equipe e o retorno da desmotivação em um período de tempo não muito longo.

Mas, qual é a melhor forma para acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas?

A resposta é mais simples do que aparenta e, inclusive, já foi prevista por Frederick Herzberg, autor da teoria dos dois fatores.

Segundo ele, para acabar com a desmotivação no trabalho, primeiro é necessário remover todos os fatores desmotivacionais do ambiente, para só então começar a trabalhar no desenvolvimento da motivação.

Significa que, para começar a motivar um funcionário de forma realmente eficaz, é preciso que o colaborador esteja em um ponto de equilíbrio, um estado de neutralidade.

Só assim será possível aplicar a desmotivação. Mas como fazer isso?

A HIGIENE NO TRABALHO

O conceito de higiene no trabalho não representa, necessariamente, limpar a sujeira. Ainda assim, o nome ilustra a necessidade de realizar uma limpeza, removendo todos os fatores motivacionais ou elementos que poderão vir a causar essa sensação nos colaboradores.

É preciso haver uma pesquisa antes de começar a fazer a limpeza do ambiente de trabalho, compreendendo o que desmotiva cada um dos seus funcionários ou departamentos, garantindo assim mais precisão no processo.

Para isso, será preciso investir na comunicação com os colaboradores e na criação de uma relação mais estreita e transparente, visando o benefício da empresa e das pessoas que ali trabalham.

Que tal começar a aplicar o que aprendeu hoje e acabar com a desmotivação no trabalho de uma vez por todas?

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como o overdelivery pode ajudar o seu negócio?

Aprenda, de maneira simples, tudo sobre o overdelivery e como ele pode ajudar o seu negócio O overdelivery é uma técnica muito utilizada para surpreender positivamente os clientes de um determinado negócio O overdelivery vem sendo bastante utilizado por muitos

LGPD e compliance: o que significam essas palavras?

Saiba qual é o significado e a importância de palavras como LGPD e compliance para sua empresa  A LGPD e compliance podem determinar a segurança de dados de sua empresa Se você possui uma empresa, com certeza já ouviu falar

Tipos empresariais previstos em lei: quais são?

Fique por dentro dos tipos empresariais previstos em lei antes de abrir a sua empresa Conheça os modelos empresariais previstos em lei e entenda as suas principais características Infelizmente, a pandemia continua no país e nesses últimos dois anos causou

Sociedade não personificada – o que é?

Descubra agora o que é uma sociedade não personificada Descubra agora mesmo o que é uma sociedade não personificada e evite problemas na abertura da sua empresa Muitas pessoas podem ter o sonho de abrir uma empresa, mas não basta

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Área de clientes




Esqueci minha senha

Nos informe seu contato e logo ligaremos :)

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?