Orçamento Anual da Empresa: Você sabe quando começar?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com o início do ano bem próximo, chega o momento de organizar os negócios e alinhar as ideias para que um orçamento bem feito seja realizado, saber mais sobre o orçamento anual da empresa permite que haja um maior conhecimento das receitas e das despesas também.

Para sermos sinceros, o melhor momento para se preparar um orçamento anual da empresa é antes do ano novo começar.

O melhor período gira em torno dos meses de outubro e novembro. Quando na verdade, o empreendedor precisa ter dois focos:

  • No orçamento atual e no do ano seguinte.

Essas informações valiosas darão informações essenciais para o aumento de vendas, contratação de pessoas, rentabilidade, corte de despesas, entre outros.

Então, o que será preciso fazer para o seu orçamento anual?

Plano de negócios

Para ter um bom orçamento, é preciso ter alinhado o seu plano de negócios. Muitos empreendedores embora saibam a importância do plano, acabam por deixar passar informações importantes a respeito, ou seja, deixam de lado dados importantes para essa ferramenta de gestão, que também influencia o orçamento anual. E por isso, cada ponto deve estar interligado, além de ser bem definido.

Além disso… é importante:

Definir seu modelo e formato

E do que você vai precisar?

  • Do DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.
  • Receitas e gastos.
  • Envolvimento de todos os setores.
  • Comprometimento.
  • Acompanhamento.
  • Aprovação.
  • Atualização.

O DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

Comumente a adoção do orçamento anual no formato de uma DRE que é o Resultado do Exercício é muito indicada, já que dessa forma, o empresário pode ter uma estimativa não só das despesas e receitas, mas de toda a sua rentabilidade empresarial.

Receitas e gastos

Será preciso fazer uma previsão das receitas e dos gastos que sua empresa terá ao longo de 1 ano. Por isso, primeiro você precisará atuar com o que se chama de custos operacionais, nisso entra as vendas estimadas por linha de produto ou serviço.

Esses dados serão de extrema relevância porque será avaliado o crescimento das vendas, de forma bem mais específica, havendo assim, maior objetividade com os custos de produção ou com a prestação de serviços.

Outros dados importantes também terão maior direcionamento e retorno, como:

  • Matéria prima.
  • Mão de obra.
  • E demais insumos.

Outros itens devem ser associados, como:

  • Aluguel.
  • Custos de financiamento.
  • Renda de aplicações financeiras.
  • Dados contábeis.
  • E etc.

Envolvimento de todos os setores

Caso alguma outra área da empresa fique de lado, ou não seja incluída, a conclusão do orçamento anual da empresa será afetada.

Outro fator relevante a respeito, é que envolver todos os setores, permite que haja uma maior integralidade no negócio, ou seja, todas as pessoas participam e contribuem de maneira que sejam construídas bases mais sólidas. Por isso, se torna de vital importância envolver todas as áreas e assim, será possível obter maior comprometimento com o orçamento empresarial.

Comprometimento através da divulgação

Divulgar para toda a empresa sobre a necessidade de colher todos os dados, demonstra a intenção de se conquistar melhores resultados, isso aumenta o comprometimento de toda a equipe de trabalho.

Acompanhamento

O acompanhamento também se torna importante, pois permitirá com que sejam feitas ações de correção, sempre que necessário.

Por exemplo: As despesas que estão acima das estimativas ou as vendas que estão abaixo do recomendado, indicam que há necessidade de correções e quanto mais demorar para serem realizadas, pior será para a empresa.

Reuniões mensais, antes do final do mês são de suma importância para verificar o desempenho das áreas e para o retorno desejado. Através disso é possível avaliar se um produto deve ser descontinuado, se é preciso fazer melhorias internas ou com a equipe de trabalho, entre outros.

Aprovação e atualização

É preciso estar atento se algum ponto de desvio foi feito e em quaisquer demandas e circunstâncias e analisar o que precisa atualizar para que o orçamento esteja adequado. Portanto, sempre que houver mudanças macroeconômicas, novos investimentos ou outras necessidades, é preciso revisar e atualizar.

Em caso de necessidade a esse respeito, fale conosco e nós te ajudaremos!

Restou alguma dúvida ou quer obter mais detalhes sobre como nossos serviços podem te auxiliar? 

Somos uma contabilidade em São Paulo, Guarulhos e Região, especializada na sua área de atuação.

Estamos de portas abertas – presencial ou virtualmente – para te receber! É só entrar em contato conosco agora mesmo e será um prazer conversar com você!

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Como regularizar empresa e voltar a atuar de forma efetiva?

Descubra de uma vez por todas como regularizar a sua empresa Apenas com um negócio regularizado é possível desempenhar suas atividades com efetividade Infelizmente, existem muitos empresários que não cumprem suas obrigações estipuladas pela Receita Federal e, por isso, acabam

Exclusão do ICMS – ST: vale para o Simples Nacional?

Entenda como funciona a exclusão do ICMS – ST e descubra se ela vale para empresas do Simples Nacional Quando o assunto é tributação, é preciso estar bastante atualizado e atento para não pagar impostos de forma indevida A tributação

Transação tributária – como funciona?

Descubra agora como funciona a transação tributária Empresário, descubra agora como funciona a transação tributária e saiba como seu negócio pode se beneficiar desse processo  Estamos vivenciando um momento muito complicado para empresários dos mais variados segmentos por conta da

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Área de clientes




Esqueci minha senha

Nos informe seu contato e logo ligaremos :)

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?