Boletos Registrados: Você sabe o que muda na cobrança de sua empresa?

Compartilhe nas redes!

Conforme foi anunciado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) no mês de junho em 2015, o boleto registrado entraria como algo obrigatório a partir do dia 1 de janeiro no ano de 2017, mas a sua implementação acabou sendo adiada para que fosse possível aos bancos se adaptarem ás questões técnicas que foram recomendadas.

Por isso hoje nós vamos falar sobre boletos registrados: você sabe o que muda na cobrança de sua empresa?

O que exatamente vai mudar?

A partir do mês de julho de 2017, o ato de emitir boletos vai se tornar mais seguro. Isso acontece graças a alteração de registrar todas as cobranças em um sistema bancário. As instituições terão armazenadas com elas todas as informações que dizem respeito dos boletos gerados, o que não acontecia antes.

Porém, existe um lado negativo em tudo isso, que é o valor que tem que ser pago as instituições financeiras. No geral, o boleto gerado sem registro, só tinha tarifas cobradas no momento em que era pago.

Agora, nesta modalidade com registro, os bancos conquistam o direito de cobrar um valor em cima das operações de registro, de alteração do boleto e também de cancelamento.

Quando ocorrerão as mudanças do boleto registrado?

As carteiras que não possuem registro não são mais comercializadas pelos bancos desde que ocorreu o anúncio da Nova Plataforma de Cobrança, em julho de 2015.

Mesmo que tenham declarado que a mudança só iria entrar em vigor para quem ainda fazia a emissão de boletos sem registro a partir de 1º de janeiro de 2017, os sistemas bancários ainda não tinham conseguido se adequar para processar o volume de boletos na nova modalidade.

Para que houvesse tempo de adequação o bastante dos bancos à Nova Plataforma de Cobrança, a Febraban sugeriu a implantação do boleto registrado por meio de faixas de valores, iniciando pelas grandes transações bancárias.
O intuito é que até dezembro todo o contingente de transações por boleto mude da modalidade sem registro para a nova modalidade com registro.

Confira o cronograma:

  • Acima de R$ 50 mil: a partir de 13/03/2017;
  • Entre R$ 2000 e R$ 49.999,99: a partir de 08/05/2017;
  • Entre R$ 1.000 e R$ 1.999,99: a partir de 10/07/2017;
  • Entre R$ 500 e R$ 999,99: a partir de 18/09/2017;
  • Entre R$ 200 e R$ 499,99: a partir de 23/10/2017;
  • Igual ou menor que R$ 199,99: a partir de 11/12/2017.

O que é preciso fazer para usar o boleto registrado?

  • Para que seja garantido que todas as suas cobranças aconteçam sem problemas, você já pode começar a prestar atenção em alguns detalhes.
  • Deixe todos os seus dados cadastrais de seus clientes (aqueles que precisam fazer o pagamento do boleto bancário). Preste atenção, especialmente, no CPF ou CNPJ. Estes são os dados essenciais para que as faturas sejam emitidas.
  • Entre em contato com o seu banco para se informar mais sobre todo o processo.

Quais são as vantagens de um boleto registrado?

Para o vendedor

  • Melhora no fluxo de recebimentos;
  • Melhora no ambiente de crédito;
  • Minimização das fraudes de emissão de boletos;
  • Minimização das inconsistências nos pagamentos;
  • Redução dos erros de cálculos de multas e encargos por atraso;
  • Mais agilidade para campanhas de cobrança;
  • Acaba a necessidade da 2ª via do boleto.

Para o comprador

  • Uma possibilidade de pagamento de boleto que está vencido em qualquer agência ou correspondente bancário;
  • Muito mais segurança no pagamento, tendo um duplo controle contra as fraudes;
  • Garantia da diferenciação do boleto de cobrança do boleto de proposta;
  • Minimização de inconsistências de pagamento (e pagamento que esteja em duplicidade);
  • Acaba necessidade da 2ª via do boleto para pagamento.

Fique atento as mudanças na cobrança para não ter problemas!

Qualquer dúvida entre em contato conosco! É sempre um prazer falar com você!

Classifique nosso post post

Restou alguma dúvida ou quer obter mais detalhes sobre como nossos serviços podem te auxiliar? 

Somos uma contabilidade em São Paulo, Guarulhos e Região, especializada na sua área de atuação.

Estamos de portas abertas – presencial ou virtualmente – para te receber! É só entrar em contato conosco agora mesmo e será um prazer conversar com você!

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma questão que está cada vez mais marcando presença no…
Cresta Posts Box by CP
Área de clientes




Esqueci minha senha

Nos informe seu contato e logo ligaremos :)

Precisa de ajuda?