A importância da Nota Fiscal para o seu Negócio!

Por que a sua empresa nunca deveria deixar de emitir Notas Fiscais para os seus consumidores?

A emissão de notas fiscais é uma prática comum na sua empresa?

Você quanto empreendedor, sabe qual é a importância dela para sua empresa?

Ainda hoje a emissão de notas fiscais causa muitas dúvidas nos empreendedores.

As empresas acabam deixando de emitir notas fiscais, às vezes por falta de conhecimento ou até mesmo por não entenderem a sua importância para ambos os lados.

Contudo, a emissão de notas fiscais fortalece e torna a relação com o cliente mais saudável e segura.

Confira a seguir qual é a importância de emitir notas fiscais e quais são os riscos que seu negócio corre se não emiti-las.

A importância da emissão da nota fiscal

Emitir nota fiscal é uma prova concreta de que sua empresa está em dia com os tributos devidos ao governo, isso gera confiança para os fornecedores e clientes em relação ao seu empreendimento.

Além de ser uma ótima ferramenta gerencial para a contabilidade da empresa, a emissão de nota fiscal é interessante por vários outros fatores:

  • No caso de fornecedores, para verificar a sua disponibilidade de crédito,
  • Para bancos: suas informações fiscais são requisitos mínimos para abertura e captação de recursos através da conta jurídica, o valor autorizado por seu gerente será baseado nas suas informações contábeis, então se esses dados forem consistentes, maior a chance de conseguir um bom financiamento, com taxas e forma de pagamento mais atrativos.
  • Expressar o real faturamento da empresa, isso dará mais segurança e assertividade na hora de planejar o futuro de seu empreendimento, sem correr o risco de errar nas projeções.
  • Ter sempre boa referência para agregar valor a sua empresa na hora de efetivar novos negócios e firmar parcerias. Fornecedores e consumidores exigem o histórico contábil da empresa para entender qual é a saúde financeira do seu empreendimento.

Se ainda assim você se perguntar se é obrigatória a emissão de nota fiscal, a resposta é sim!

Crie a consciência de que é necessário entender qual total faturado na empresa e registrar essas informações, isso só facilitará o gerenciamento do empreendimento.

Assim a administração tem uma visão clara e total de quais atitudes tomarem para um melhor planejamento e desenvolvimento da empresa

A obrigatoriedade de emissão de nota fiscal está prevista em lei 8.846/94.

. Sonegar é crime!

Aquela empresa que acredita que passará ilesa a não emissão de notas fiscais, precisa estar ciente das punições que a esse ato pode acarretar.

A prática de não emissão de notas fiscais é crime, também conhecido como sonegação fiscal e as consequências são danosas ao empreendimento.

Segundo o portal tributário, a penalidade para sonegação fiscal pode variar de 2 a 5 anos de reclusão além de multa de 225% sobre o valor da sonegação, previsto em artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.

Além de todas essas punições a empresa ainda pode ser enquadrada nas leis contra investidores, lei do colarinho branco e outros crimes de ordem econômica e tributária nacional.

Portanto, antes de pensar na possibilidade de não emitir as notas fiscais, pondere todos os pontos e analise as consequências.

Lembre-se que o melhor caminho é sempre o correto.

O segredo para empreendimentos de sucesso são empreendedores com mentalidade de sucesso.

Por isso, sempre tenha pensamentos íntegros e honestos, e os transforme em ações de crescimento e evolução.

Um passo bem-dado no caminho da verdade vale por dois!

Acredite; você e sua empresa são do tamanho dos seus valores!

Se você ainda tem dúvida ou deseja mais informações estamos aqui para ajudá-lo! Procure-nos.

Muito sucesso e até breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *